História do Clube

Desde que foi fundado, o Clube 29 de Junho sempre teve boas histórias. A mais interessante delas talvez seja justamente a da sua fundação.

Poucos sabem, mas o surgimento do Clube tem tudo haver com um dos principais fatos históricos do Brasil: a Revolução de 1930.

Na época, o interventor do sul de Santa Catarina nomeado por Getúlio Vargas, coronel Ernesto Lacombe, faria uma visita a Tubarão. Membros do Partido Liberal, que apoiavam Vargas, solicitaram à diretoria do Hercílio Luz Futebol Clube que fosse realizado um baile em homenagem a Lacombe. Só que a maioria dos diretores pertencia ao Partido Republicano e não permitiu a realização do baile em seu salão. O então presidente do Hercílio, Hélio Luiz Martins Collaço, que coincidentemente era avô do atual presidente do Conselho Deliberativo do 29, Luiz José Collaço, o Gijo, e que era a favor do evento, apoiou a fundação de um novo Clube. "O Clube foi fundado em 1931 e foi dado o nome de 29 de Junho em homenagem a Lacombe, que fazia aniversário neste dia, e meu avô acabou sendo o primeiro presidente do Clube", conta Gijo.

O baile foi um sucesso. Para que pudesse ser realizado, um dos mais ilustres tubaronenses, Roberto Zumblick, cedeu às dependências de sua gráfica para que todos pudessem dançar na recepção de Lacombe.

Durante estes mais de 70 (setenta) anos de existência, Gijo destaca como um dos grandes acontecimentos do Clube a construção da sede no centro da cidade. Foi considerada uma construção revolucionária para os padrões da época. "Coisa que tubarão nunca tinha visto", enfatiza. Outro marco da nossa história, este mais recente,é a nossa náutica, a realização de um grande sonho, conclui.

Galeria de Fotos

Assine nosso Informativo

Fique por dentro de todas as novidades do Clube 29 de Junho

© Copyright 2021 Clube 29 de Junho